Conheça os Benefícios do Mel para Saúde



Quem não ama um melzinho?

Para mim, o mel tem sabor de infância. Quem aqui nunca experimentou na sua infância aquele melzinho que vinha em uns pacotinhos de plástico? Até hoje se eu não me engano existe há venda em farmácia! Eu adoro! Mas conhece os benefícios do mel para saúde?

Para que não exista confusão mel é um líquido viscoso e açucarado produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insectos, sendo armazenado em favos em suas colmeias.

Mas o que muitos ainda não sabem são os incontáveis benefícios do mel quando o consumo é regular pode trazer à sua saúde! Afinal, sim, o mel o “néctar dos deuses” é um alimento considerado muito saudável e que deve ser incluído nas dieta!

Conheça os Benefícios do Mel para Saúde

Os benefícios dele vão muito além de ajudar em problemas respiratórios, gripe! Só para adiantar não podemos deixar de falar nas propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce da pele!

Açúcar ou mel? Qual o melhor?

  • Sim, o mel é sem dúvida uma ótima opção do substituto do açúcar refinado, até porque o mel é menos calórico e muito mais nutritivo. Para vocês terem ideia, por cada 100 gramas, o mel tem 309 kcal de substâncias essenciais para o organismo e o açúcar refinado tem 387 kcal vazias, sem nutrientes.

Quais são os nutrientes do mel?

  • Segundo a Organização Mundial de SaúdeOMS o mel tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo, como água, glicose, vitaminas do complexo B (B1, B2, B6), vitamina C, Ferro, Cálcio, Sódio, Fósforo e Potássio. Sem contar substâncias altamente benéficas para a saúde, os flavonoides e os ácidos fenólicos. Vale lembrar que os benefícios só acontecem caso você o consuma regularmente.

Quais os benefícios do mel para saúde?

  • O mel fortalece o sistema nervosoajuda a desintoxicar, facilita a digestão, e é um excelente anticéptico e antibiótico.
  • Previne o envelhecimento precoce da peleauxilia a combater a gripe, a asma e outras doenças respiratórias.
  • Para os idosos, o mel é um grande aliado quando o assunto é a falta de memória tome duas colheres de sopa de mel continuamente irá melhorar o sono, a disposição e a memória.
  • É um ótimo carboidrato aliado ao ganho de massa muscular.
  • O mel é muito eficiente contra a tosse, principalmente se a tosse for mais seca. Isso acontece porque o mel consegue proteger as mucosas da garganta e melhora a irritação.
  • Auxilia na prevenção dos riscos de doenças cardiovasculares devido à presença de flavonoides e de ácidos fenólicos.
  • A utilização do mel na alimentação, além de saboroso é um importante aliado para melhorar o desempenho físico de atletas e praticantes de atividade física intensa.

Onde utilizar e receitas já postadas com mel


  • mel tem o poder adoçante duas vezes maior que o do açúcar, o mel também pode ser usado na combinação com frutas, leite, iogurte, pães, biscoitos, bolos, molhos, cereais, vitaminas, sucos e cafés.
  • No link receitas já publicadas com mel de abelha.

Quanto consumir de mel?

  • A única preocupação é não consumir em excesso, já que é um alimento energético. Não podemos afirmar ao certo a quantidade ideal para todos, varia com o gasto calórico de cada um.
  • Eu diria que entre 2 e 4 colheres diárias de mel é a quantia ideal.

Há contraindicação ou proibição de comer mel?

  • Com tantos benefícios, não se imagina que possa fazer mal, não é? Mas não é bem assim.
  • Os diabéticos, obviamente, devem evitar o alimento. Além disso, o mel não é recomendado também para crianças com menos de um ano de idade. Antes dessa idade, os bebês ainda estão com o aparelho digestivo amadurecendo.
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA recomenda que crianças com menos de um ano de idade não consumam mel para prevenir a ingestão de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal. Por esse motivo o consumo também não é indicado para adultos com problemas de saúde relacionados à flora intestinal.

Mais DICAS E APLICAÇÕES:

ACNE
Para secar as espinhas e reduzir o vermelhidão da pele. Fazer uma máscara com uma colher de mel e um colher de azeite de oliva e misturar tudo. Aplicar no rosto por 20 minutos e lavar com água morna.

REFLUXO
Uma colher de chá de mel pode criar um revestimento calmante para o esôfago, protegendo-o contra os efeitos do excesso de ácido do estômago. Cuidado se for diabético.

AFTAS
Mel cura aftas em apenas quatro dias, enquanto os corticosteróides orais pode demorar oito. Mele com mel o cotonete e ponha em cima da afta. Várias vezes ao dia.

TOSSE
Misture meia colher de chá de café instantâneo granulado com 2 colheres de chá de mel. Acrescente água morna. Beber três vezes por dia. O mel é um emoliente, o que significa que casacos de sua garganta para aliviar a tosse, e cafeína dilata os brônquios dos pulmões, o que facilita a respiração.



Loading...

Comentar

two × four =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.